Afinal… o que é a Escoliose?

A escoliose é uma curvatura anormal lateral da coluna vertebral, que pode medir-se e detetar-se com a ajuda de radiografias e outros testes especializados.

Esta alteração da coluna afeta cerca de 8% dos adultos com menos de 25 anos e, aproximadamente, 68% dos adultos com mais de 60 anos. A escoliose pode ser classificada de duas formas: escoliose estrutural e escoliose funcional.

Escoliose estrutural e escoliose congénita

A escoliose estrutural é congénita, o que significa que a pessoa nasce com ela.
No entanto, a escoliose funcional é desenvolvida ao longo dos anos devido a vários fatores:

  1. deformações congénitas no sistema músculo-esquelético (por exemplo: perna mais curta),
  2. traumas na prática de atividades físicas, desporto ou no trabalho,
  3. crescimento rápido sem apoio de exercícios musculares nas crianças,
  4. falta de alongamentos musculares,
  5. más posturas,
  6. desalinhamentos biomecânicos das articulações da coluna vertebral (subluxações).

Todas as funções do nosso corpo são controladas e dependentes do bom funcionamento do sistema nervoso. Formado pelo cérebro, medula espinhal e nervos espinhais, o sistema nervoso está protegido pelo crânio, vértebras da coluna e ossos da bacia.

As irritações que produzem os desalinhamentos da coluna vertebral podem alterar a função do sistema mestre do nosso corpo. O professor Dr. Chung Ha Suh, da Universidade de Colorado, determinou, no decorrer dos anos 70 e 80, que o desalinhamento das vértebras pode causar compressão das raízes nervosas na coluna e, assim, reduzir os impulsos nervosos em 60% com apenas uma pressão equivalente ao peso de uma pena. Sem esta energia vital, o corpo acaba por enfraquecer e deteriorar-se até ao estado de doença.

Como pode a quiroprática ajudar na escoliose?

A formação dos doutores em quiroprática, similar à dos médicos, permite-lhes diferenciar as várias causas da escoliose e recomendar o melhor plano de tratamento conforme o tipo de escoliose presente. É importante anotar que existem limitações à correção de uma escoliose estrutural, ao contrário da escoliose funcional que pode atingir um grau de correção de 100% dependente de vários fatores como a idade ou a qualidade óssea e articular da coluna vertebral do paciente.

No Centro Quiroprático Nova Vida, o doutor de quiroprática consegue, através de um estudo biomecânico e radiográfico, identificar os pontos de interferência nervosa e planear um programa de correção que permita otimizar a função, tanto do sistema nervoso como da coluna vertebral e, consequentemente, aumentar a sua saúde.

Se pretende fazer um exame preventivo para a deteção da escoliose ou se sofre de escoliose e gostaria de saber como a quiroprática pode ajudá-lo a aumentar a sua qualidade de vida, não hesite e marque uma consulta no nosso Centro!

Para mais informação contacte-nos e saiba a data dos nossos próximos workshops de saúde.

“Como corrigir a escoliose e a postura”

Escoliose melhore a sua postura com a quiroprática - Workshop de Dr Fabricio Violante

“7 passos para criar crianças saudáveis”

7 passos para criar crianças saudáveis - Workshop de Dra Celine Martin