Centro Quiroprático Nova Vida
O que é a Quiroprática?
Como surgiu a quiroprática
O que é a Quiroprática
A Quiroprática surgiu em 1895, nos Estados Unidos da América, fundada por D.D. Palmer. É uma profissão que trata da saúde sem recorrer a medicamentos ou cirurgias, sendo atualmente a 3ª maior profissão de saúde de primeiro contacto a nível mundial.
A Quiroprática é uma profissão de saúde que tem como principal objetivo restabelecer a função normal do sistema nervoso, através de estímulos neurológicos, musculares e articulares, com o foco principal na correção biomecânica da coluna vertebral.
Fique a conhecer mais sobre o que é a quiroprática.
O que é a Quiroprática
O que é um ajustamento Quiroprático?
Uma das modalidades mais comuns para facilitar este processo é o chamado ajustamento quiroprático, com origem em técnicas específicas e seguras e aplicado nas várias articulações, para restaurar a função e a mobilidade do corpo.
Além dos ajustamentos à coluna e aos membros apendiculares, os quiropráticos também têm conhecimento de outras técnicas para a reabilitação muscular dos tecidos moles. Caso seja necessário, informam os seus pacientes das recomendações importantes para uma boa recuperação, como por exemplo a prática de certos exercícios físicos, a correção de hábitos posturais, o ensino de técnicas de relaxamento ou mesmo aconselhamento nutricional.
O que é a Quiroprática?
A importância dos cuidados Quiropráticos
A importância dos cuidados quiropráticos na vida, desde os recém-nascidos até aos mais idosos, baseia-se no facto científico de que o sistema nervoso controla e coordena todas as células, tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano. Um parto difícil, acidentes, quedas, más posturas, movimentos repetitivos, stresses ou esforços excessivos, podem afetar negativamente a coluna vertebral ou outras articulações.
A subluxação vertebral é a principal patologia diagnosticada pelo quiroprático; esta é definida como uma disfunção biomecânica articular, que causa uma interferência nervosa na medula espinal ou nas raízes nervosas adjacentes às vertebras afetadas. Além do sistema nervoso, essas disfunções afetam o sistema imunitário, os tecidos e outras áreas do corpo que, não corrigidas, poderão torná-lo mais suscetível a problemas crónicos.
Cuidados de saúde
A Quiroprática pode ajudar?
Se o seu desafio de saúde é de origem neuro-músculo-esquelética e se, através dos vários exames e diagnósticos feitos pelo seu quiroprático, não se determinar contraindicações aos tratamentos, a quiroprática será certamente a melhor opção para recuperar a sua saúde.
Assegure-se que o profissional de saúde junto do qual procura os cuidados quiropráticos, seja devidamente credenciado por uma universidade acreditada pelo International (European) Council on Chiropractic Education, a entidade reguladora do ensino superior da profissão quiroprática a nível mundial e que permite a obtenção do grau de Doctor of Chiropractic equivalente ao grau de mestre, conforme a declaração de Bolonha de 1999.
A Quiroprática pode ajudar
Quais são os seus sintomas?
O sistema nervoso do corpo humano controla todas as funções do organismo e, por isso, é de extrema importância mantê-lo em condições ótimas.
Os sintomas são sinais, transmitidos pelo nosso corpo, com a função de assinalar a existência de uma disfunção ou patologia que necessita de ser cuidada.
Os sinais mais comuns relacionados com uma disfunção neuro-músculo-esquelética são:
- Dores articulares e musculares
- Hérnias discais e dor ciática
- Dores de cabeça e enxaquecas
- Tendinites, bursites
- Stress crónico
- Falta de coordenação
- Má postura
- Cansaço ou fadiga, falta de concentração
- Dificuldades gastrointestinais
- Otites (infeção dos ouvidos)
- Dificuldades respiratórias
- Sistema imunitário enfraquecido
- Enurese (chichi na cama)