Estará o seu sistema imunológico enfraquecido?

Um dos pilares essenciais para uma saúde ideal é um sistema imunológico forte e flexível que nos ajuda a adaptar aos diferentes desafios que enfrentamos ao longo dos anos. Mas, a saúde ideal vem de fora ou de dentro? Qual é a diferença entre não ficar doente e ser saudável? Devemos evitar germes ou criar um ambiente forte para nos proteger dos agentes patogénicos?

A saúde vem de dentro, e é possível quando todas as partes do nosso corpo estão a funcionar no máximo das suas capacidades, respeitando os sete elementos essenciais da saúde: saber respirar, comer, beber, fazer exercício, descansar, pensar e tenha um sistema nervoso em ótimas condições!

O sistema imunológico é o órgão que nos protege, são as nossas defesas. Este sistema é extremamente complexo e funciona dirigido pelo sistema nervoso central (https://youtu.be/FDLWGdAdTZI ) e é formado por várias barreiras de proteção, cada uma mais sofisticada do que a anterior; inclui: a pele, as membranas mucosas, o nosso microbioma e as diferentes células imunitárias ,entre as quais estão os famosos glóbulos brancos e anticorpos.

Mas, além das barreiras protetoras, temos outras formas de combater os agentes patogénicos e manter-nos seguros? Sim!

Um dos primeiros mecanismos de defesa que o sistema imunológico ativa, enfrentando um desafio, é a febre. Esta reação tão inteligente do corpo serve para destruir os agentes potencialmente perigosos para o nosso corpo, visto que a maioria dos agentes malignos não pode sobreviver quando a nossa temperatura sobe acima do valor normal de 36,6 graus Celsius.

Outra reação saudável é a inflamação. A inflamação é ativada quando algo danifica as nossas células. Esta reação é de importância vital, porque permite “amarrar” a área, protegê-la e trazer mais sangue para esta mesma área, limpá-la e curá-la. Dependendo do tipo de ferida, a inflamação pode durar vários dias, semanas ou mesmo vários anos.

O que acontece neste caso? Como pode melhorar o funcionamento do seu sistema imunitário? Através da alimentação? Exercício? Descanso adequado? Bom funcionamento do sistema nervoso?

Pergunto: estará o seu sistema imunológico está enfraquecido?
Gostaria de saber as alternativas naturais mais eficazes para estimular o bom funcionamento do sistema imunitário?
Sabe como os profissionais de quiroprática podem ajudar a aumentar o seu potencial imunológico?

Marque uma consulta no nosso Centro e compreenda melhor como a quiroprática pode ajudar! Para mais informações, entre em contato connosco e acompanhe as nossas publicações regulares e palestras sobre saúde!