A Quiroprática nasceu em 1895 nos Estados Unidos da América e foi descoberta e desenvolvida por Daniel D. Palmer. Muitos são os que desconhecem o teor desta ciência. É uma profissão que lida diretamente com a saúde e que trata sem medicamentos nem cirurgias. O seu objetivo principal passa por restabelecer o bom funcionamento do sistema nervoso através de uma correção postural da coluna vertebral. Ao longo destes últimos 100 anos, a quiroprática evoluiu fortemente; existem atualmente mais de 115 técnicas de correção da subluxação adaptáveis às necessidades e às diferentes condições de cada paciente. Nos Estados Unidos, existem atualmente centros hospitalares que trabalham em conjunto com a quiroprática. Em Portugal, a quiroprática foi legalizada em Agosto de 2003; nesse ano, foi criada a Associação Portuguesa de Quiropráticos (APQ), cujos associados cumprem os critérios do Conselho Internacional da Educação Quiroprática (ICCE).

Bloqueios da coluna

Os especiallistas em quiroprática afirmam que quando existe um bloqueio a nível dos nervos junto à medula espinal, o organismo inicia um processo de alteração, que muitas vezes degenera em doença. A maior parte dos bloqueios a nível da coluna são causados por desalinhamentos ligeiros das vértebras chamadas subluxações vertebrais. Estes desalinhamentos provocam um estado de desarmonia e de desequilíbrio no corpo, baixando muitas vezes a resistência imunitária e a função orgânica e hormonal do sistema.

O exame quiroprático

O Centro Quiroprático tem como objetivo a recuperação do estado degenerado do seu paciente, assim como a prevenção e o bem-estar do paciente. Durante o exame quiroprático, toma-se conhecimento do historial clínico do paciente, fazendo-se depois os respetivos exames físicos, neurológicos, ortopédicos e posturais. Este exame permite detetar afeções da coluna vertebral e outros desequilíbrios fisiológicos, que já vêm muitas vezes desde a infância. Os doutores Neil Marco Violante e Céline Martin fazem um estudo radiológico a nível biomecânico para melhor se compreender as dificuldades do paciente e para eliminar toda a possibilidade de contraindicações ao tratamento. Após estes sucessivos exames, é elaborado um diagnóstico que explica a causa do problema e os sinais e sintomas que lhe são associados (dores de coluna, dores de cabeça, dor ciática, tonturas, tensões musculares, dores articulares, artroses, stress, dormências, etc.). Nos casos em que a quiroprática é indicada, um plano de tratamento é apresentado