Stress? Ansiedade? Depressão?

O nosso dia-a-dia é preenchido de vários momentos de stress que obrigam o nosso corpo a estar, constantemente, em modo de sobrevivência. Este estado modifica a programação do cérebro, que por sua vez põe o corpo em tensão e preparado para a ação, limitando o processo inato de cura.

A saúde é complexa e vem de dentro; é possível quando o corpo está a funcionar de uma forma ótima, no máximo da sua capacidade. No entanto, a qualidade da nossa saúde é influenciada pelo nosso estilo de vida e pelos nossos hábitos: como respiramos, comemos, bebemos, exercitamos, descansamos, pensamos, assim como pela boa função do nosso sistema nervoso.

Os seres humanos têm uma inteligência inata que lhes permite evoluir de uma única célula, a seres de grande complexidade. Essa mesma inteligência é que cura o nosso corpo, mas só pode acontecer se permitimos que o organismo descanse adequadamente, entre outras coisas.

Mas, o que é o descanso? O descanso é um momento de repouso, uma pausa suficiente que permite libertar o corpo de fadiga e stress tanto físico, químico como mental/emocional. Principalmente, o descanso permite mudar o funcionamento do cérebro para que entre em modo de regeneração. Uma forma de descanso é o sono noturno.

Os especialistas em sono recomendam manter uma boa higiene de descanso, criar uma rotina relaxante antes de dormir, criar um ambiente que permita um descanso reparador e sem interrupção, e manter uma rotina de sono fixa. Mas o descanso não é meramente dormir, também se encontra quando ultrapassamos situações negativas e equilibramos a nossa mente e as nossas emoções.

Algumas causas de desafios mentais-emocionais que provocam ansiedade e insónias são: a não aceitação de uma situação que está fora do nosso controle, o medo do que pode acontecer no futuro, a preocupação e o stress crónico. É por este motivo que, aprender a acalmar e equilibrar o pensamento, é imensamente importante. Uma boa rotina relaxante, que ajuda a criar um ambiente de descanso e a acalmar a mente, e também a prepararmo-nos para iniciar os passos da aceitação, é a meditação.

A meditação é um exercício de respiração profunda, lenta e ritmada, que permite incrementar o controlo emocional, e está indicada para todas as idades! No estado de meditação, a mente tranquiliza produzindo maiores níveis de serotonina, dopamina e oxitocina, hormonas que permitem uma sensação de bem-estar, de conforto e de segurança.

O estado de tranquilidade obtido por este processo ajuda o praticante a relaxar, dando-lhe a possibilidade de ter mais consciência do caminho a seguir para atingir o equilíbrio pretendido.

Conhece alguma técnica de meditação? Sabe como pode melhorar a função do seu sistema nervoso? Quer melhorar a sua qualidade de vida? Consiga uma saúde plena, mudando o seu estilo de vida para reduzir o stress e mal-estar, e assim equilibrar o seu corpo! Modifique a programação do seu cérebro e permita que entre em modo de saúde. Marque uma consulta no nosso Centro e perceba melhor como a quiroprática pode ajudá-lo!

Para mais informação contacte-nos e saiba a data dos nossos próximos workshops de saúde.