A Quiroprática nasceu em 1895 nos Estados Unidos da América e foi descoberta e desenvolvida por Daniel D. Palmer. Muitos são os que desconhecem o teor desta ciência. É uma profissão que lida diretamente com a saúde e que trata sem medicamentos nem cirurgias. O seu objetivo principal passa por restabelecer o bom funcionamento do sistema nervoso através de uma correção postural da coluna vertebral. Ao longo destes últimos 100 anos, a quiroprática evoluiu fortemente; existem atualmente mais de 115 técnicas de correção da subluxação adaptáveis às necessidades e às diferentes condições de cada paciente. Nos Estados Unidos, existem atualmente centros hospitalares que trabalham em conjunto com a quiroprática. Em Portugal, a quiroprática foi legalizada em Agosto de 2003; nesse ano, foi criada a Associação Portuguesa de Quiropráticos (APQ), cujos associados cumprem os critérios do Conselho Internacional da Educação Quiroprática (ICCE).

Bloqueios da coluna

Os especiallistas em quiroprática afirmam que quando existe um bloqueio a nível dos nervos junto à medula espinal, o organismo inicia um processo de alteração, que muitas vezes degenera em doença. A maior parte dos bloqueios a nível da coluna são causados por desalinhamentos ligeiros das vértebras chamadas subluxações vertebrais. Estes desalinhamentos provocam um estado de desarmonia e de desequilíbrio no corpo, baixando muitas vezes a resistência imunitária e a função orgânica e hormonal do sistema.

O exame quiroprático

O Centro Quiroprático tem como objetivo a recuperação do estado degenerado do seu paciente, assim como a prevenção e o bem-estar do paciente. Durante o exame quiroprático, toma-se conhecimento do historial clínico do paciente, fazendo-se depois os respetivos exames físicos, neurológicos, ortopédicos e posturais. Este exame permite detetar afeções da coluna vertebral e outros desequilíbrios fisiológicos, que já vêm muitas vezes desde a infância. Os doutores Neil Marco Violante e Céline Martin fazem um estudo radiológico a nível biomecânico para melhor se compreender as dificuldades do paciente e para eliminar toda a possibilidade de contraindicações ao tratamento. Após estes sucessivos exames, é elaborado um diagnóstico que explica a causa do problema e os sinais e sintomas que lhe são associados (dores de coluna, dores de cabeça, dor ciática, tonturas, tensões musculares, dores articulares, artroses, stress, dormências, etc.). Nos casos em que a quiroprática é indicada, um plano de tratamento é apresentado

Qualificação e Credibilidade

Diversas personalidades recorrem regularmente aos cuidados quiropráticos. José Mourinho, Tiger Woods, Lance Armstrong e Francis Obikwelu são alguns exemplos do mundo do desporto profissional e olímpico. Por outro lado, estrelas como Madonna, John Travolta, Tom Cruise, Mel Gibson ou homens de negócios como Anthony Robbins e Donald Trump não prescindem dos cuidados quiropráticos regulares de modo a manterem-se no topo da sua carreira. Ao longo dos últimos anos, as Forças Armadas americanas chegaram mesmo a incluir a quiroprática no plano de saúde dos seus soldados! A quiroprática está representada mundialmente em 92 países e é considerada uma das 3 maiores profissões de saúde do mundo. O seu ensino é universitário. Os requisitos de acesso ao curso superior de quiroprática são equivalentes ao curso de medicina. A duração do programa básico é de 5 anos académicos (5000 horas/254 créditos). Existem hoje no mundo 29 escolas quiropráticas acreditadas pelo ICCE, as quais formam quiropráticos tornando-os aptos para tratar pessoas de todas as idades de forma natural. Infelizmente para os portugueses, não existe atualmente nenhum tipo de formação no nosso país nesta área e os estudantes que desejam seguir esta carreira de quiroprático têm de ir para Inglaterra, França, Espanha ou para outro continente. As pesquisas efetuadas neste últimos 30 anos, na área da ortopedia, neurologia, radiologia, pediatria, bem como noutras, vieram comprovar os resultados clínicos que milhares de pacientes obtiveram graças à quiroprática desde 1895. Os pacientes não só se sentem melhor e obtêm resultados duradouros, como também o custo do tratamento é menos dispendioso comparativamente a outros tipos de tratamentos e, acima de tudo, são extremamente seguros!

AVALIAÇÕES DA COLUNA SÃO VITAIS!

O sistema nervoso do corpo humano controla todas as funções do nosso organismo e por isso a importância de o manter em condições ótimas. Quando afetado pelas subluxações, este sistema elétrico não transmite a energia necessária para os órgãos. Muitas vezes, o corpo envia-nos vários sinais de alerta para nos informar que alguma coisa está errada. Os sinais mais comuns são:

  • Dores nas articulações;
  • Dores musculares;
  • Cansaço ou fadiga;
  • Falta de concentração;
  • Dificuldades na visão ou audição;
  • Otites;
  • Dificuldade com a digestão;
  • Cólicas, obstipação;
  • Tendinites, bursites;
  • Stress crónico;
  • Asma e dificuldades respiratórias;
  • Alergias e sinusites;
  • Falta de coordenação;
  • Má postura;
  • Sistema imunitário fraco (gripes frequentes);
  • Enurese;
  • Hérnias discais, dor ciática;
  • Dores de cabeça e enxaquecas;

INSCREVA-SE NO NOSSO WORKSHOP!

“7 hábitos para potenciar o seu
Sistema Nervoso”