A Quiroprática na gravidez
A quiroprática para uma gravidez mais fácil e um nascimento mais seguro
Cada vez mais, os cuidados quiropráticos estão a tornar-se, para muitas mulheres grávidas, uma parte importante da preparação para o parto. As mamãs começam a perceber e a valorizar os benefícios dos ajustamentos quiropráticos regulares, enquanto se preparam para um parto mais seguro e mais fácil para si e para os seus bebés.
Porquê?
Os quiropráticos têm cuidado de mulheres grávidas há já muitos anos; no entanto, só recentemente, com o aumento do interesse no parto natural e com um esforço para se evitarem cesarianas, um número crescente de mães integra a quiroprática na sua preparação pré-natal. Para entender como o tratamento quiroprático pode contribuir para um nascimento melhor, é importante olhar para a biomecânica da mãe e do bebé durante a gravidez.
Alterações biomecânicas
Com o aumento de peso, o centro de gravidade da mãe desloca-se do seu ponto habitual, o que obriga a certas compensações posturais para responder em conformidade. Além disso, a hiper-elasticidade dos ligamentos necessária para o parto contribui para a instabilidade em todas as suas articulações, incluindo a coluna vertebral e a pélvis.
O desalinhamento da pélvis provoca um aumento na tensão dos ligamentos do útero, o que explica o porquê de algumas mulheres sentirem sensibilidade mais de um lado do que do outro. A restrição intra-uterina pode criar uma torção no útero, limitando o espaço disponível para o bebé em desenvolvimento, o que pode inibir o desenvolvimento da coluna vertebral do bebé.