Como manter-se saudável com 10 minutos de alongamentos por dia

Tenha uma manutenção dos seus ossos, músculos e nervos

Poucos são os pacientes que chegam à nossa clínica com uma boa flexibilidade. Os músculos são tecidos responsáveis por movimentar o corpo através da contração e extensão das suas fibras. Durante anos e anos, brincamos, caímos e saltamos no período de infância; depois na adolescência, praticamos desporto, dançamos, nadamos e, finalmente entramos no mundo do trabalho e do stress onde agarramos em pesos, praticamos movimentos repetitivos e más posturas, só para mencionar alguns.

Ao chegar ao consultório, 30, 40 ou 50 anos mais tarde, estamos cheios de problemas de saúde, contraturas, espasmos, tendinites, bursites, ruturas, hérnias discais, tudo provocado por uma fraca manutenção dos músculos, ossos e nervos.

Os músculos têm duas funções: contrair e estender. A maioria dos nossos movimentos, nas nossas atividades diárias, são de contração dos músculos. Estas contrações crónicas encolhem os músculos e obrigam os ossos a aproximar-se no ponto articular, o que mais cedo ou mais tarde cria inflamação nos tendões e nas articulações provocando dores e doenças degenerativas. A função do alongamento é de dilatar as fibras musculares a fim de voltarem a uma posição neutra e saudável.

5 Razões importantes para alongar:

1. Flexibilidade é sinónimo de juventude! Na infância, somos todos flexíveis. Se quiser sentir-se jovem, alongue todos os dias, duas vezes, durante um período de 10 minutos.
  2. O trabalho e o desporto criam contraturas constantemente. Para evitar doenças degenerativas, acidentes ou traumas, prepare os seus músculos para a atividade física. Aproveite as pausas para alongar os músculos que mais utiliza durante o dia; assim permitirá uma maior resistência aos esforços evitando inflamações nos tendões.
  3. Músculos contraídos provocam uma limitação na circulação sanguínea. Se esta ação se mantiver de forma crónica, o sangue terá dificuldade em chegar ao coração, causando, mais cedo ou mais tarde a dilatação das veias e levando ao aparecimento de varizes. O alongar dos músculos estimula uma melhor circulação e permite uma maior flexibilidade das veias e artérias, resultando no retrocesso das varizes, caso estas não estejam em estado avançado.
  4. Todas as pessoas com artrose e osteoporose têm uma falta de movimento articular e flexibilidade. Para evitar o desenvolvimento da doença, deve iniciar um programa de alongamentos leve, onde poderá, gradualmente, ver o progresso e sentir-se aliviado(a) das dores.
  5. Uma das causas mais comuns das cirurgias às ancas, joelhos, hérnias discais, tendinites e bursites é a contratura muscular por falta de alongamentos.

Caso não sinta alívio de dores ao alongar consulte um quiroprático, pois poderá existir uma componente articular e nervosa que terá de corrigir, antes de poder passar ao alongamento em casa. Tem dificuldade ou dores quando faz exercício físico? Quer saber como a quiroprática pode contribuir para a sua saúde muscular e articular?

Faça uma avaliação postural sem custos no nosso Centro e perceba melhor a causa dos seus sintomas!

“A quiroprática no alívio da dor de cabeça”

A quiroprática no alívio da dor de cabeça - Workshop Dr Fabricio Violante

“Como ser um atleta vencedor com a quiroprática”

Como ser um atleta vencedor com a quiroprática - Workshop de Dr Fabricio Violante

“Acabe com às dores de costas sem cirurgias ou medicação!”

Acabe com as dores de costas sem cirurgias ou medicação - Workshop de Saúde Mental e Emocional - Dra Maria Donlo

“Acabe com às dores de costas sem cirurgias ou medicação!”

Corrigir as tendinites e bursites para sempre - Workshops de Saúde Física de Dr Fabricio Violante