Dor de costas, hérnias discais e ciática

A dor de costas é a segunda causa mais frequente das visitas a um profissional de saúde, estimando-se que cerca de 70 a 80% da população mundial sofre deste problema, incluindo crianças.

A dor é um sinal do nosso corpo para nos avisar que alguma coisa está a acontecer, que não está bem e que deve mudar. Existem várias causas para as dores de costas. Algumas podem iniciar por stress nos órgãos (por exemplo: pedra no rim, dor menstrual, gastrite) ou por stress psicológico. Mas as mais frequentes têm origem em alterações biomecânicas, como deformações congénitas (por exemplo: perna curta), excesso de peso ou traumas no sistema músculo-esquelético.

No entanto, a hérnia discal é uma patologia do disco de cartilagem que está entre as vértebras da coluna. Os discos intervertebrais são estruturas de cartilagem formados por um núcleo central, protegido por um anel de fibras externas. Por vezes, o núcleo do disco sai em direção ao anel externo, ocasionando em vários casos irritação dos tecidos e estruturas adjacentes (por exemplo: pressão na medula espinhal, raízes nervosas ou estruturas ósseas) e dor intensa.

A hérnia discal pode ocorrer em qualquer lugar da coluna vertebral, sendo mais comum na área cervical e lombar. A dor que provoca esta patologia discal tem tendência a irradiar para os braços ou pernas, causando dormências e formigueiros, braquialgia ou até a famosa dor ciática. A dor ciática, ou ciatalgia, é causada pela irritação ou compressão das raízes nervosas que formam o maior nervo que temos no corpo humano e que dá nome a esta dor: o nervo ciático. A ciatalgia está caracterizada por ser uma dor aguda e incomodativa. Normalmente, esta dor inicia-se na região lombar e por vezes estende-se pela parte posterior da bacia até a perna. Quanto maior é a irritação ou inflamação do nervo ciático, mais intensa é a dor e mais perto do pé chega. Mesmo assim, quando a inflamação do nervo é crónica, pode provocar perda de sensibilidade na pele, assim como perda de força muscular e de movimento na perna envolvida.

No entanto, a dor de costas, a hérnia discal e a dor ciática podem ter uma origem comum: os desalinhamentos biomecânicos das articulações da coluna vertebral, também chamados subluxações vertebrais. Estes desalinhamentos irritam as raízes nervosas da coluna causando espasmos musculares e stresses assimétricos nos discos promovendo o deslocamento da cartilagem. Os traumas, os acidentes, as quedas, os esforços e movimentos repetitivos no trabalho, as más posturas e até mesmo o processo do parto, são causas comuns dos desalinhamentos das vértebras da coluna.

No Centro Quiroprático Nova Vida, o exame quiroprático ajuda a identificar estas subluxações. Após um exame quiroprático da coluna vertebral, assim como um estudo biomecânico das radiografias, o quiroprático consegue identificar os pontos de interferências nervosas e planear um programa de correção para retirá-las e eliminar a dor de forma mais permanente. A formação universitária do quiroprático, muito idêntica à do médico, permite-lhe distinguir a origem do sintoma e recomendar o paciente, caso possa existir outra causa para esses sinais irregulares transmitidos pelo corpo.

Se algum destes sintomas faz parte do seu dia-a-dia, não hesite! Marque uma consulta no nosso Centro e perceba melhor como a quiroprática pode ajudá-lo! Para mais informações contacte-nos e conheça as datas dos nossos próximos workshops de saúde.

“5 estratégias essenciais para resolver as hérnias discais”

5 estratégias essenciais para resolver as hérnias discais - Workshop de Saúde Física de Dra Maria Donlo

“Acabe com às dores de costas sem cirurgias ou medicação!”

Acabe com as dores de costas sem cirurgias ou medicação - Workshop de Saúde Mental e Emocional - Dra Maria Donlo