A Quiroprática nasceu em 1895 nos Estados Unidos da América e foi descoberta e desenvolvida por Daniel D. Palmer.
Muitos são os que desconhecem o teor desta ciência. É uma profissão que lida diretamente com a saúde, cuidando da sua manutenção sem a utilização de medicamentos e cirurgias. O seu objetivo principal passa por restabelecer o bom funcionamento do sistema nervoso através de uma correção postural da coluna vertebral.
O que distingue a quiroprática das outras profissões de saúde é de facto do trabalho ser feito em simultâneo sobre os sistemas nervoso, muscular e esquelético.
Ao longo destes últimos 117 anos, a quiroprática evoluiu fortemente; existem atualmente mais de 115 técnicas de correção da subluxação adaptáveis às necessidades e às diferentes condições de cada paciente.
Nos Estados Unidos da América e no Canadá existem atualmente centros hospitalares e empresas que trabalham em conjunto com a quiroprática.
Qualificação e Credibilidade
A quiroprática está representada mundialmente em 92 países e é considerada uma das três maiores profissões de saúde do mundo.
O seu ensino é universitário e os requisitos de acesso ao curso superior de quiroprática são equivalentes aos do curso de medicina.
Em Portugal, a Quiroprática foi legalizada em agosto de 2003. Os quiropráticos, com credenciais e qualificações idênticas àquelas exigidas pelas autoridades profissionais de saúde em outros países com regulamentação (ou ordem profissional), pertencem à Associação Portuguesa dos Quiropráticos (APQ).